Tolkien

Compartilhe
    Jéssica Svit-kona
    Administradora

Warning de Respeito às Regras :
    Moedas RPG : N/A

Tolkien

Mensagem por Jéssica Svit-kona em Sex Out 23, 2009 11:49 pm

Não existe nenhum fórum sobre livro de fantasia sem tópico sobre Tolkien!

Tolkien é o tipo de autor que eu me orgulho de ter lido, mas não quero reler. Ele é considerado um dos grandes nomes do gênero, porque realmente 'fez escola'. Ele merece muito respeito por causa da incrível complexidade do universo que criou. Entretanto, pessoalmente, não gosto do seu estilo de escrever. Sua fixação por detalhes transforma uma trama interessante em pura monotonia.

O livro dele que mais gosto é O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel. Este eu consegui ler com uma certa empolgação, mas nos outros livros saturei do seu estilo e o sono preponderou.
    LordEvil
    Administrador

Re: Tolkien

Mensagem por LordEvil em Sab Out 24, 2009 11:37 am

Não consegui terminar o a sociedade do anel.... muito monótono, muito detalhado, era muito jovem para ler um livro daqueles... tinha uns 9 anos...

Agora, os filmes foram muito bons XD

- Este fórum começou em Ter Abr 28, 2009 11:41 am e tem 3066 dias de idade.
    - Possui 70 seções e 606 usuários já postaram 6606 mensagens em 436 tópicos.
    - O máximo de usuários conectados ao mesmo tempo foi em Seg Jan 09, 2017 4:19 pm com 408 usuários.
    - O último usuário cadastrado é Shahody_girl.

.
    Ark Ëlric
    Cavaleiro

Mensagem por Ark Ëlric em Sab Out 24, 2009 12:49 pm

Hmm...
    Já li quase todos os livros que ele escreveu e gostei de todos. Considero ele o maior gênio da literatura fantástica que já existiu.
    Jéssica Svit-kona
    Administradora

Mensagem por Jéssica Svit-kona em Sab Out 24, 2009 6:25 pm

Hmm...
    Já li quase todos os livros que ele escreveu e gostei de todos. Considero ele o maior gênio da literatura fantástica que já existiu.
    De fato, dá para perceber uma grande diferença entre a literatura fantástica antes e depois Tolkien.
    Há uma gama de autores iniciantes que se inspiram nele para escrever seus livros sobre elfos, guerreiros, anões, o que se costuma chamar de clichês da fantasia (Paolini que o diga). Esse é um modelo de fantasia que Tolkien praticamente consagrou, apesar de esses elementos já existirem antes dele. A popularidade dos filmes do SDA só enfatizou essa situação ainda mais.
    LordEvil
    Administrador

Mensagem por LordEvil em Dom Out 25, 2009 5:50 pm

Eu vou ver se leio os livros dele, agora que estou mais maduro.

- O máximo de usuários conectados ao mesmo tempo foi em Seg Jan 09, 2017 4:19 pm com 408 usuários.

.
    Jéssica Svit-kona
    Administradora

Mensagem por Jéssica Svit-kona em Dom Out 25, 2009 6:18 pm

LordEvil, você deve ler os livros dele se achar que está mais paciente XD
    LordEvil
    Administrador

Mensagem por LordEvil em Dom Out 25, 2009 8:27 pm

É, também =D

.
    jessicamaq
    Moderadora

Mensagem por jessicamaq em Qua Nov 04, 2009 11:46 pm

Pois é.Ler os livros de Tolkien não é uma questão de maturidade(claro que também é essencial), mas sim, de paciência.Tolkien é um gênio, mas ele tem uma incrível fixação por detalhes.Hoje estava comentando com uma amiga minha, que ele passou um capítulo inteiro para fazer o Gandalf subir ao palácio daquele rei lá dos humanos.Aí ela disse que quando ela leu ficou "P" da vida porque ele passou 3 páginas descrevendo um cara que morreu logo no mesmo capítulo.Aí eu disse: por isso os filmes ficaram tão bons, com tanta descrição...
    kkkkkkkkkkkkkkk
    fala sério!
    Stuart
    Moderador & Tutor de RPG

Mensagem por Stuart em Qua Nov 11, 2009 11:56 am

Sem dúvidas nenhuma Tolkien é um Deus na literatura Fantástica. Aprecio este autor não pela sua escrita, mas pela base que criou para diversos outros autores de fantasia épica e RPG's.

Sinceramente, eu nunca tive paciência para ler nenhum de seus livros. Já tentei, mas não consigo, o detalhismo exacerbado me deixa entediado, e por isso eu digo que apenas o aprecio por sua criatividade e ousadia.

Mas não dou todo o crédito a Tolkien. Muitos pensam que ele foi a única base para toda fantasia, mas na verdade, ele apenas se inspirou em lendas nórdicas para escrever seus livros, adicionando novos personagens e magia. O próprio "Senhor dos Anéis" que é a trilogia mais famosa da literatura fantástica, teve como base a lenda nórdica "O Anel dos Nibelungos".

Admito que Tolkien conseguiu revolucionar toda a fantasia por saber criar uma história com elementos nórdicos fantásticos e, por isso, ele tem seu mérito. Mas com certeza não deve ser consagrado como o grande 'criador' da fantasia literária, pois isso ele não é.

~>Stuart.

jessicamaq
    Moderadora

Mensagem por jessicamaq em Qua Nov 11, 2009 6:51 pm

É eu concordo com tudo o que você disse.
    Nyoda
    Feiticeiro

Mensagem por Nyoda em Sex Nov 13, 2009 8:16 am

ja tentei ler o livro mas quando fui pegar na bibioteca sempre alguem pega antes ai perco a vontade de ler mas eu aco que livrogrande tem que se comprar pois de vez em quando da uma vontade de ler e depois voce nao quer
    Jéssica Svit-kona
    Administradora

Mensagem por Jéssica Svit-kona em Sex Nov 13, 2009 7:48 pm

Nyoda, concordo contigo.
    Eu peguei O Retorno do Rei em uma biblioteca e foi horrível ter que me obrigar a ler rápido o livro, ainda que o ritmo de Tolkien seja monótono.

Como o Stuart falou, Tolkien realmente foi marcante, mas de forma alguma foi o criador da literatura fantástica. Atualmente acho que o que falta ao gênero é se libertar um pouco desse 'fantasma de Tolkien', porque muito do que é publicado atualmente é quase a imagem e semelhança dele (Paolini que o diga).

Mensagem por jessicamaq em Sex Nov 13, 2009 8:32 pm

Acontece que Tolkien, como já foi dito, baseou-se em antigas lendas e criou um mundo totalmente novo.Daí, as pessoas ficaram fascinadas pelo novo estilo criado por ele, devidoa enorme quantidade de personagens cativantes e raças maravilhosas e tentam apenas se basear nisso.Ninguém se preocupa em forçar um pouco a cabeça para tentar fazer o mesmo que para revolucionar novamente toda uma geração.As pessoas preferem pegar aquilo o que já está pronto e apenas darem um pouco de si para cada personagem, reformular.
    Stuart
    Moderador & Tutor de RPG

Mensagem por Stuart em Sex Nov 13, 2009 8:38 pm

jessicamaq escreveu:Acontece que Tolkien, como já foi dito, baseou-se em antigas lendas e criou um mundo totalmente novo.Daí, as pessoas ficaram fascinadas pelo novo estilo criado por ele, devidoa enorme quantidade de personagens cativantes e raças maravilhosas e tentam apenas se basear nisso.Ninguém se preocupa em forçar um pouco a cabeça para tentar fazer o mesmo que para revolucionar novamente toda uma geração.As pessoas preferem pegar aquilo o que já está pronto e apenas darem um pouco de si para cada personagem, reformular.

Assino em baixo! É por esse motivo que você citou que eu aprecio Tolkien.

Mas eu gostaria de ver (ler) algo novo de novo.

~>Stuart.

jessicamaq
    Moderadora

Mensagem por jessicamaq em Sex Nov 13, 2009 8:44 pm

Stuart escreveu:
    jessicamaq escreveu:Acontece que Tolkien, como já foi dito, baseou-se em antigas lendas e criou um mundo totalmente novo.Daí, as pessoas ficaram fascinadas pelo novo estilo criado por ele, devidoa enorme quantidade de personagens cativantes e raças maravilhosas e tentam apenas se basear nisso.Ninguém se preocupa em forçar um pouco a cabeça para tentar fazer o mesmo que para revolucionar novamente toda uma geração.As pessoas preferem pegar aquilo o que já está pronto e apenas darem um pouco de si para cada personagem, reformular.

Assino em baixo! É por esse motivo que você citou que eu aprecio Tolkien.

Mas eu gostaria de ver (ler) algo novo de novo.

~>Stuart.

Idem.Eu também admiro Tolkien por ele ser um gênio em todos os aspectos.Tanto em conseguir publicar um livro tão estranho como "O Senhor dos Anéis"(Imagine na época em que ele viveu, lançar algo assim, sem limite para imaginação.Podia até ter sido taxado de louco) quanto criar um mundo tão maravilhoso e que até hoje está vivo e permanece na mente de muitos e serve de inspiração.
    Nyoda
    Feiticeiro

Mensagem por Nyoda em Qui Nov 26, 2009 8:47 am

Tolkien criou "um mundo alternativo de leitura" que inspirou varios escritores ate o Paolini que tambem tentou criar um mundo mas acabou "baixando" o nivel do livro tentando copiar Paolini
    Gosto muito do fime O Senhor Dos Aneis, ainda espero poder lelos pq sao tres ( mais tres pra listinha de natal)
    jessicamaq
    Moderadora

Mensagem por jessicamaq em Sab Nov 28, 2009 12:57 pm

Peraí, mas acho que sua ideia ficou meio confusa.Quem tentou copiar Paolini?
    Nyoda
    Feiticeiro

Mensagem por Nyoda em Sab Nov 28, 2009 6:45 pm

Tolkien criou "um mundo alternativo de leitura" que inspirou varios escritores ate o Paolini que tambem tentou criar um mundo mas acabou "baixando" o nivel do livro tentando copiar Paolini
    sorry abaixo que ta certo

Tolkien criou "um mundo alternativo de leitura" que inspirou varios escritores como o Paolini que tambem tentou criar um mundo mas tentou e deu certo mas ai acabou "baixando" o nivel do livro tentando copiar tudo o que varios escritotes famosos fizeram tipo criar livros ilustrados
    jessicamaq
    Moderadora

Mensagem por jessicamaq em Sab Nov 28, 2009 10:14 pm

Agora sim, rs.Pois é, eu concordo com você.As ideias de Paolini estavam confusas no primeiro livro porque ele tentava fazer igual a outras histórias que já haviam sido criadas.As ideias dele só começaram a se reorganizar nos livros seguintes, mas aí, a história, a essência já tinha sido formada e ele teve que se contentar em apenas aperfeiçoar aquilo o que já havia feito.
    Nyoda
    Feiticeiro

Mensagem por Nyoda em Seg Nov 30, 2009 10:59 am

apos ja ter uma caracteristica popia do livro nao pode se mudar se nao todos leitores percebem isso,criticando o livro por perder seu ritmo
    jessicamaq
    Moderadora

Mensagem por jessicamaq em Seg Nov 30, 2009 12:27 pm

Exatamente.
    Nyoda
    Feiticeiro

Mensagem por Nyoda em Seg Nov 30, 2009 12:52 pm

isso acontece muito quando os escritoes se insiram em outros por que no inicio eles criam uma historia do mesmo estilo,ai acha que ja tem seu estilo nas na verdade ele tinha copiado de outro escritor fazendo que os livros parem de serem vendidos e a medida que o escritor cresce suas ideias mudam podendo contrariar o estilo do livro anterior
    jessicamaq
    Moderadora

Mensagem por jessicamaq em Seg Nov 30, 2009 1:17 pm

Na verdade, Paolini fez uma associação.Ele juntou Star Wars com O Senhor dos Anéis e deu um toque mais infantil a sua história, mas ao lermos Eragon podemos perceber claramente tudo isso que ele usou.
    Nyoda
    Feiticeiro

Mensagem por Nyoda em Seg Nov 30, 2009 3:41 pm

nao consegui identificar ainda a sua comparação feita com o star wars
    jessicamaq
    Moderadora

Mensagem por jessicamaq em Seg Nov 30, 2009 5:10 pm

A gente constumava comentar isso no outro fórum.A comparação de Star Wars já foi feita por muitos, aquelas velhas semelhanças.Eragon(Anakin) tem os pais adotivos(no caso só o tio Garrow) morto pelo tirano(Sith) Galbatorix, que domina as províncias.Ele é o escolhido e está destinado a algo grandioso.Encontra seu mentor Brom(Obi-Wan) aquele que lhe ensina tudo e que deve guiá-lo pelo caminho tortuosos que deve enfrentar.Sem mencionar o fardo que ambos(Eragon e Anakin) enfrentam.Anakin teve a mão arrancada e tem de viver com isso enquanto que Eragon tem a cicatriz causada por Durza, também tem de viver com isso.
    Não me lembro de tudo o que comentamos antes, mas isso é uma parte que dá pra você ter uma ideia do que estou falando.A única diferença entre Star Wars e Eragon é a época.Enquanto um se passa no futuro, o outro é na idade média.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Ter Set 19, 2017 8:44 am