Harry Potter

Compartilhe
    Jéssica Svit-kona
    Administradora

Warning de Respeito às Regras :
    Moedas RPG : N/A

Harry Potter

Mensagem por Jéssica Svit-kona em Sab Out 24, 2009 6:40 pm

Como assim não tem um tópico sobre Harry Potter?
    É o fim dos tempos...

Sem dúvida foi uma série que abriu as portas da leitura para muitos jovens que cresceram acompanhando as aventuras do bruxinho. Mais do que isso, causou um grande impacto no mercado do livro, já que era um fato inédito uma série de fantasia levar adolescentes (em sua maioria, apesar de a série possuir fãs das mais variadas idades possíveis) a fazer filas quilometricas na porta de uma livraria. Rowling abriu caminho para o sucesso e a aceitação de muitos best-sellers da fantasia atual, como Crespúsculo e Eragon. Ela inaugurou uma fantasia de massa, que se destaca não somente pelo número maciço de fãs, mas também pela capacidade de se estender a diferentes tipos de mídia.

Por isso que eu sempre digo: você pode não gostar de Harry Potter, mas tem que respeitar.
    Oliver
    Tutor de RPG

Re: Harry Potter

Mensagem por Oliver em Dom Out 25, 2009 12:26 am

Eu realmente NÃO gosto de Harry Potter.

Mas tenho que concordar que Rowling se tornou uma espécie de lenda com a série. Quer dizer, as pessoas podem até não gostar, mas conhecem, e acho que isso já vale muito.

A história não me agrada (bruxos indo para uma escola, certo, é legal, mas puxa vida, Voldemort SEMPRE ressucita depois de ser morto, seria mais interessante matá-lo de uma vez e a cada livro colocar um vilão mais poderoso para testar as habilidades do Harry, mas enfim...) ou o certo seria dizer que o rumo que ela toma não me agrada? Não sei, só sei que o jeito como ela escreve é bom, mas não o suficiente para mudar a minha opinião quanto a série.
    LordEvil
    Administrador

Mensagem por LordEvil em Dom Out 25, 2009 5:52 pm

Eu adoro Harry Potter.

Sim, tem alguns clichês, mas o Voldemort foi finalmente morto para sempre e há rumores que ela está escrevendo o 8 =P

Bom, fazer o quê né? Temos que reconhecer... fazer sucesso desse jeito..

- Este fórum começou em Ter Abr 28, 2009 11:41 am e tem 3133 dias de idade.
    - Possui 70 seções e 606 usuários já postaram 6606 mensagens em 436 tópicos.
    - O máximo de usuários conectados ao mesmo tempo foi em Seg Jan 09, 2017 4:19 pm com 408 usuários.
    - O último usuário cadastrado é Shahody_girl.

.
    Oliver
    Tutor de RPG

Mensagem por Oliver em Dom Out 25, 2009 5:55 pm

Spoiler:
    Se ela fizer o 8 realmente então vai usar os filhos do Harry, por que ele mesmo já tá meio velhinho né? E o que pode acontecer, Voldemort ressucitar DE NOVO, MAIS UMA VEZ, NOVAMENTE como sempre aconteceu? Ou ela pode criar um novo vilão tipo ele para enfrentar os filhos do Harry... principalmente o mais novo, que eu não lembro o nome agora.
    LordEvil
    Administrador

Mensagem por LordEvil em Dom Out 25, 2009 8:28 pm

Spoiler:
    Verdade, ela disse que se fizer o 8, não vai mais usar o Harry, pois já contou a história dele toda. Ela falou que usaria outro personagem, embora sem especificar ele...

- O máximo de usuários conectados ao mesmo tempo foi em Seg Jan 09, 2017 4:19 pm com 408 usuários.

.
    Oliver
    Tutor de RPG

Mensagem por Oliver em Dom Out 25, 2009 8:33 pm

Spoiler:
    Mas Lord, se ela fizesse isso então por que seria o número 8 da saga do Harry Potter? Tipo, a história nem é mais dele...
    LordEvil
    Administrador

Mensagem por LordEvil em Dom Out 25, 2009 8:36 pm

Spoiler:
    Mas então chamaria o que? Hogwarts Adventuries? O nome já está marcado como Harry Potter. Se mudasse não iam reconhecer.

.
    Oliver
    Tutor de RPG

Mensagem por Oliver em Dom Out 25, 2009 8:37 pm

Spoiler:
    Sei lá, poxa! Colocava o nome do filho do Harry, um treco desses. Se a história não é do cara por que ia ficar com o nome dele?!
    Jéssica Svit-kona
    Administradora

Mensagem por Jéssica Svit-kona em Dom Out 25, 2009 9:17 pm

Se ela vai fazer um volume 8 eu não sei.
    Mas acho que a Enciclopédia (livro escocês) vai sair.

Mensagem por Ark Ëlric em Seg Nov 02, 2009 12:34 am

Essa discussão de oitavo livro vai longe, mais acho que não sai nada.
    O que já te confirmado é enciclopédia, sabe-se lá para quando, que já citaram ai.

Seria legal se ela se dedicasse a escrever livros como: Hogwarts, Uma História. Seria o máximo.
    Jéssica Svit-kona
    Administradora

Mensagem por Jéssica Svit-kona em Seg Nov 02, 2009 3:10 pm

Eu acho que ela deveria escrever livros sobre outros assuntos.
    Por mais que ela goste de Harry Potter acho que ela quer tentar coisas novas como escritora.
    Geralmente os autores insistem em escrever sobre aquele mesmo universo porque dá dinheiro (se bobear os fãs loucos querem saber a cor do chinelo da casa de verão do Ron XD). No caso da JK Rowling dinheiro é o que não falta.

Mensagem por Stuart em Qua Nov 11, 2009 12:14 pm

J.K. Rowling é genial. Apesar de ter seu livro baseado em personagens comuns da fantasia (bruxos, gigantes, centauros, etc...) e não ter tido criatividade nenhuma neste ponto, ela merecia um oscar literário pela sua ousadia.

A primeira vez que li Harry Potter, e li sobre a autora na contra-capa, eu pensei "Com certeza essa mulher estava fumando algo no trem ao planejar essa história!".

A falta de criatividade da autora na utilização das personagens foi muito bem compensada na maneira incomum que ela criou a história. Claro que os livros tem cliches enorme, mas não é isso que me chama a atenção, e sim a maneira que ela utilizou a fantasia na criação do excentrico mundo dos bruxos e Hogwarts.

Vamos ser sinceros... J.K. Simplesmente embaralhou elementos fantásticos e os utilizou de uma maneira que nenhum autor até hoje teve a ousadia de fazer, foi algo totalmente incomum, que poderia dar completamente errado. Mas pelo contrário, essa ousadia trouxe seu sucesso.

A única coisa que não me agrada em Harry Potter é o fato de ser muito "infantil" e a história previsivel. A leitura é agradavel e objetiva, exatamente do jeito que eu gosto.

Com certeza sou um grande fã da série! Mas não acho que deveria haver uma continuação, um oitavo livro iria apenas estragar a imagem da autora.

~>Stuart.

Jéssica Svit-kona
    Administradora

Mensagem por Jéssica Svit-kona em Qua Nov 11, 2009 10:45 pm

Concordo com tudo que o Stuart disse.

O brilhantismo da série Harry Potter passa longe da trama principal e na verdade está em como a autora criou o mundo bruxo.

Aprecio muita a capacidade de JK Rowling interligar elementos, seja na trama, nos personagens ou nas referências culturais. Não há uma profundidade no sentido clássico, mas existe uma criatividade enorme ao detalhar a 'cultura bruxa'. Ao contrário de Tolkien, os elementos políticos, geográficos, sociais e pessoais não são muito enfatizados. Para mim, o grande mérito da autora é colocar o ficcional ao nível do cotidiano. Na saga são descritos marcas de vassouras (comercial), características de plantas mágicas (estudo), minipufes (futilidade), quadribol (esportes), as Esquisitonas (música), feijãozinhos de todos os sabores (comidas), personagens bizarros (humor), preconceitos, jornais, ‘classes sociais’, entre outros . Enfim, elementos pequenos de campos que vimos todos os dias por aí. E se você parar para pensar o que distingue as culturas são mais os elementos singelos que marcam o cotidiano do povo do que os elementos que Tolkien descreve - por exemplo, dizem que você só sabe realmente como é um lugar quando começa a viver nele cotidianamente, quando tudo que é pequeno junta-se e vira grande.

Penso que o leitor se identifica muito com a série porque ela interliga muito bem esses elementos que são tão comuns em nossas vidas que os naturalizamos. Isso permite que se 'mergulhe' no ambiente ficcional por ‘semelhança’. Além do mais, a trama se passa no formato de cotidiano e os elementos culturais são introduzidos 'levemente', de maneira tão banal que gera uma sensação de familiaridade. Ao contrário do Paolini que dedica um capítulo inteiro em que todos dormem com 20 páginas maçantes sobre a cultura dos anões, que não influi em quase nada na trama do livro. Parece mais que o autor achou que o livro estava raso demais e decidiu inserir aquelas informações para que o livro ficasse mais complexo.

JK Rowling também utiliza muitos personagens da cultura geral. Ela insere dragões, lobisomens, vampiros, unicórnios, sereias, fênix... Até aí podem ser considerados clichês, mas a autora usa alguns de maneira interessante. O caso mais curioso é o dos elfos que tomam a forma de uma espécie de empregado (ou escravo). É nessa parte que os fãs do elfos perfeitos de Tolkien deveriam se revoltar – e depois disso ainda tem gente que reclama dos vampiros brilhantes da Meyer. Outro exemplo são os cavalos voadores da carruagem Beauxbatons que bebem uísque. Enfim, Harry Potter é uma salada ficcional.

Mensagem por Stuart em Qui Nov 12, 2009 10:27 am

Haha, com certeza! Todos esses elementos que J.K. coloca em seus livros (e o faz com sucesso), faz com que eles se tornem tão comuns aos olhos dos leitores que por um momento chegamos a imaginar que aquele mundo dos bruxos realmente existe!

É exatamente como você falou, ela não "pausa" o seu livro para dar determinadas explicações (como no exemplo que você deu de Paolini), ela simplesmente os coloca num fluxo natural, tornando a leitura cada vez mais agradável e empolgante.

Garanto que se eu perguntar alguma coisa sobre a "cultura" do mundo dos bruxos, muitas pessoas conseguirão me responder. Porém se eu perguntar algo sobre os Deuses dos anões do Ciclo da Herança, nem metade dos leitores vão sequer ter idéia do que eu estou falando.

~>Stuart.

Jéssica Svit-kona
    Administradora

Mensagem por Jéssica Svit-kona em Qui Nov 12, 2009 4:16 pm

É isso aí, Stuart.
    É realmente uma pena que a maioria das pessoas achem que Harry Potter é apenas 'a história de um bruxinho vivendo muitas aventuras em um mundo encantado'.

Aliás, só eu acho que HP é muito triste?

Tudo que o Harry sempre quis é ser uma pessoa normal, mas ele começa como um estranho que é frequentemente mal tratado pelos tios. Depois quando consegue ir para seu mundo encantado para supostamente ser feliz, ele descobre que é famoso (e não lida muito bem com isso) e que um bruxo malvado vive atrás dele. Harry descobre um lar e a felicidade em Hogwarts, mas ele não consegue usufriur muito disso porque sempre está as voltas com o fato de seu destino e de Voldemort estar interligado.

Spoiler:
    As pessoas importantes que ele encontra insistem em morrer Sirius, Dumbledore, Dobby, Lupin, Thonks, Fred, etc. Sinceramente, isso está muito além das 'aventuras num mundo encantado'. Eu não queria uma vida dessas. Por isso que eu entendo e em parte apoio o final sem graça e clichê que a Rowling deu a série. Tudo que Harry era ser normal, mas seu passado sempre o impedia disso e no final ele consegue essa normalidade.

Mensagem por Stuart em Sex Nov 13, 2009 5:57 pm

Ah, olha... eu sentia um pouco de "pena" do Harry em alguns momentos. Mas não acho os livros tristes, pra falar a verdade, eu acho que J.K. exagerou muito nas tragédias.

Spoiler:
    Até o ponto em que Dumbledore morre está tudo bem, mas depois ela começa com uma chacina desnecessária... Lupin e Tonks foi uma morte completamente tosca na minha opnião, eram personagens que deveriam ficar vivos, quem deveria morrer no final era Harry, sem a opção de 'ressussitar'.

Jéssica Svit-kona
    Administradora

Mensagem por Jéssica Svit-kona em Sex Nov 13, 2009 7:44 pm

Spoiler:
    Eu entendo a tal da chacina da JK.
    Afinal, eles estão em guerra, né?
    Senão vira Crepúsculo em que se arma toda uma cena de batalha, mas no final todo mundo sai ileso.

Mensagem por jessicamaq em Dom Nov 15, 2009 1:06 am

Spoiler:
    Eu realmente cheguei a pensar que o Harry iria morrer devido a seu "elo" involuntário com Voldemort.
    Nyoda
    Feiticeiro

Mensagem por Nyoda em Seg Nov 30, 2009 10:38 pm

Spoiler:
    acho que foi um final esperado, mas com ee acho que ela devia continuar pois agora todos querem saber a vida do Harry,se ele tivesse morrido a historia iria acabar naquele momento
    Annie *-*
    Fazendeiro

Mensagem por Annie *-* em Dom Maio 30, 2010 12:52 pm

Ahh,sou simplesmente APAIXONADA por Harry Potter!
    Sempre amei histórias com magia e aventuras(foi o que me atraiu também quando li Ciclo da Herança)
    Acho que a JK não vai escrever o oitavo livro e sim algo relacionado à história,porque vai acabar ficando muito enjoativo se "bater na mesma tecla" várias vezes..."voldemort voltou!" e de novo,e de novo...entendem?
    Spoiler:
    Mas acho que devia ter uma continuação de como foi a vida do Harry depois de tudo,sim...eu gostei do final,mas acho que ficou muito forçado esse negócio da varinha se virar contra o Lorde e fazer o feitiço contra ele por vontade própria.
    Nómada Morzan
    Caçador

Mensagem por Nómada Morzan em Dom Maio 30, 2010 5:13 pm

Um oitavo livro tiraria a piada da história. Quem quer saber sobre a vida de um sucessor do Harry? Bem, eu não.

Concordo com a ideia que foi apresentada na página anterior: a escritura de Hogwarts, Uma História. Seria mais um livro de apoio, tal como Quadribol através dos Séculos e Animais Fantásticos e Onde Habitam.
    Spoiler:

Annie escreveu:eu gostei do final,mas acho que ficou muito forçado esse negócio da varinha se virar contra o Lorde e fazer o feitiço contra ele por vontade própria.
    É algo que não faz sentido para mim. Se a varinha das varinhas pertencia à Harry, o fato de Voldemort tentar matá-lo com a mesma não teria qualquer efeito, certo? Portanto, o feitiço seria praticamente nulo e Harry, usando o Expelliarmus, iria desarmá-lo, não matá-lo. Então, a única explicação é a varinha ter vontade própria, tal como referiste?
    otgod
    Fazendeiro

Mensagem por otgod em Dom Maio 30, 2010 7:48 pm

a série harry poter é uma história complexa e chega a hora em que é enjoativa, e o fato da chacina feita pela autora é compreensivo pois ela queria somente dar o tom de tregedia na historia
    Er@agon-bjartluskar
    Cavaleiro Mestre

Mensagem por Er@agon-bjartluskar em Sex Ago 20, 2010 5:03 pm

Não gosto muito de Harry Poter, com slguma excessão
    tiranos9
    Cavaleiro Ancião