Dicas da tia Lein.

    Compartilhe
    avatar
    Leinwël
    Fazendeiro

    Warning de Respeito às Regras :
    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 23/05/2009
    Moedas RPG : N/A

    Dicas da tia Lein.

    Mensagem por Leinwël em Sab Maio 23, 2009 8:31 pm

    Bom, eu estou sempre escrevendo. É algo que eu realmente gosto e, modéstia a parte, é algo que eu faço bem. Como muito (a maioria) estou longe da perfeição e "escrever", "contar uma história" não é exatamente algo que se ensine; cada narrador tem seu estilo, sua estética e seus padrões próprios. Não é como aprender formar frases, ou ter uma gramática impecável. Não. Contar histórias vai muito além de Lingüística correta, acentuação e pontuação. É preciso de alma, e alma não é algo transmitível, como o conhecimento. Porém, embora não possa passar uma alma de escritor a nínguém, acho cabível passar o que é possivel; conhecimento.

    Com alguns anos -quatro, para ser exata- de experiência com os mais variádos textos, eu recolhi e formatei alguns pré-conceitos fundamentais (ou talvez não) que achei interessante expor aqui. Embora acredite que muitos já os tenham, com outras palavras talvez, acredito que isso aqui pode incentivar alguns pequenos iniciantes receosos. Espero que aproveitem.


    Manual de Sobrevivência do Escritor;
    Dicas da Titia Leinwël.

    Por Natália Pedroso & Ligia Maiara.


    Dica número um:
    Boa gramática e aplicação correta da mesma.
    -Essa é básica, né galera. Para quem digita, também, vale ressaltar que depois de vírgulas e pontos deve-se acrescentar um espaço obrigatóriamente. E, também para os internautas, Microsoft Word não faz milagre, mas já dá uma excelente limpada no texto. Eu recomendo. (Y)

    Dica número dois:
    Tenha um objetivo.
    -Todo escritor precisa de um objetivo. Uma idéia principal a ser passada em sua história ou estória. Sem isso, os personagens perdem o rumo e o conto torna-se confuso. Seja claro quanto ao objetivo, mas sem esquecer do suspense.

    Dica número três:
    Seja claro e coerente.
    -Além de um objetivo, a história precisa de continuidade, precisa ser algo leve e gostoso de ler. Se você não tem certeza quanto uma narrativa com descrições prolongadas, evite-as, descrições simples, muitas vezes, fazem a diferença e deixam o texto mais gostoso, agora, se é confiante quanto seu vocabulário, solte os freios, poetas tem muitio valor literario, sabiam? Claro que além disso, tudo precisa de uma lógica. Nem sempre ela é tão divertida, mas não podemos esquecer dela, inegavelmente.

    Dica número quatro:
    Não se limite.
    -Crie. Mas faça isso para você. Não se preocupe demais com a opinião dos outros quando estiver criando, isso pode interferir no seu estilo, principalmente se você ainda não tiver um estilo bem fixo e marcado (como eu, ainda estou treinando, gente!). Seu estilo é o que fara seus leitores se tornarem leitores fieis, então é importante que vocês o deixem fluir. Vou repetir: Solte os freios, sua história é só sua. Explodam as opiniões alheias. Pode sim, usá-las para melhor alguns pontos: erros de gramática, problemas com claresa e coesão, isso pode ser aperfeiçoado mais facilmente com ajuda de opiniões, só não deixem que elas tomem conta da sua historia; não importa se é uma aventura medieval, um drama, uma ficção científica, uma anedota de jornal, uma reportagem ou um rótulo de azeitona. O seu texto é só seu.

    Dica número cinco:
    Treine.
    -Todos os dias, se possivel. Tudo o que é escrito pode ser aproveitado. Quanto mais praticar, mais facilidade vai ter. Sim, igualzinho tudo o que se deseja saber, escrever necessita de treino. Quem ainda não tem um estilo, principalmente. Continue praticando e uma hora você o verá nascer. Pratique bastante e poderá ver as melhoras, isso é uma lei absoluta, acreditem.

    Dica número seis:
    Divirtam-se.
    -Sem exageros, né pessoal. Se começar a ficar cansado, de um tempo, um passeio pela casa, faça outra coisa. Não fique bitolado, nem obcecado. Se o gosto pela escrita e a diversão se perderem, é uma grande chance de mais um escritor morrer, levando consigo suas idéias, seus persongens, mundos inteiros. Genocídio é crime, não afogue suas criações no mofo de uma gaveta.



    É isso, pessoal. Espero opiniões acerca deste pequeno manual que eu fiz. Espero que tenham gostado e que aproveitem. Se quiserem acrescentar mais alguma coisa eu fico feliz. :~


    Beijinhos.
    Titia Lein <3
    avatar
    Oliver
    Tutor de RPG

    Warning de Respeito às Regras :
    Mensagens : 196
    Data de inscrição : 01/05/2009
    Idade : 25
    Localização : Cidade Maravilhosa
    Moedas RPG : N/A

    Re: Dicas da tia Lein.

    Mensagem por Oliver em Sab Maio 23, 2009 8:48 pm

    affraid

    Pensei que o maníaco por escrita perfeita fosse eu! Mas no final de tudo você está certa, não adianta você fazer da escrita uma obrigação. Senão perde toda a graça!

    PS: O que me diz de eu começar logo a sua aventura? lol!
    PS 2: Pelo visto vamos ter uma competição pra ver quem é mais detalhista! *leva pedrada da tia Lein*
    avatar
    Leinwël
    Fazendeiro

    Warning de Respeito às Regras :
    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 23/05/2009
    Moedas RPG : N/A

    Re: Dicas da tia Lein.

    Mensagem por Leinwël em Sab Maio 23, 2009 8:55 pm

    POR FAVOR, COMEÇE! 8D Estou ansiosa.

    E sim, vamos ter uma pequena competição, e olha que eu me empolgo fácil, eim. (H)
    avatar
    Nyoda
    Feiticeiro

    Warning de Respeito às Regras :
    Mensagens : 161
    Data de inscrição : 04/05/2009
    Moedas RPG : N/A

    Re: Dicas da tia Lein.

    Mensagem por Nyoda em Dom Maio 24, 2009 11:47 am

    Achei muito interessante seu manual que é muito bom para ajudar as pessoas que estão começando a escrever.

    E gostei principalmente dessa parte:
    Dica número quatro:
    Não se limite.
    -Crie. Mas faça isso para você. Não se preocupe demais com a opinião dos outros quando estiver criando, isso pode interferir no seu estilo, principalmente se você ainda não tiver um estilo bem fixo e marcado (como eu, ainda estou treinando, gente!). Seu estilo é o que fara seus leitores se tornarem leitores fieis, então é importante que vocês o deixem fluir.

    Achei muito importante isso pois cada escritor tem seu estilo, seu jeito,seu modo de pensar, criando leitores fieis
    avatar
    Kamyle
    Feiticeiro

    Warning de Respeito às Regras :
    Mensagens : 120
    Data de inscrição : 01/05/2009
    Idade : 24
    Localização : Naum eh de seu interesse!
    Moedas RPG : N/A

    Re: Dicas da tia Lein.

    Mensagem por Kamyle em Dom Maio 24, 2009 12:45 pm

    Naum gostei muito disso!
    (sou um pouco competidora! Mas antes ERA EU A RAINHA DOS POSTS! INFELIZMENTE TINHA UM OUTRO BOM NESSA, Q NESSE CASO EH O OLIVER. MAS NINGUEM DISSE Q EU PERMITIA MAIS UMA!)

    Alem disso promover uma discussao de quem eh melhor, pode levar a falencia de quem eh amigo de uma outra pessoa, se vcs me entendem. Se naum me entendem (e axam q falo grego) eu vou resumir: Esta competissao vai por amigos em peh de guerra e eh capaz de serem inimigos em vez de amigos!

    *chorando de alegria* Nunca pensei q fosse sentimental a historia de amigos! *faz possas de lagrimas*

    Se bem q eu adoraria participar. *risada malefica* Como eu ja disse, vim de muitos rpgs (la vem bomba), e varios deles tinham uma regra em comum: Posts perfeitamente detalhados e formais.

    Entaum (como tenho pratica), vou participar dete concurso. E vou por agora realmente, meus verdadeiros posts! (normalmente ficam grandinhos, e sao tao detalhados, q, quem me acompanhava vai ter de abandonar de preguissa. Axo q o Stuart vai querer mudar quem eh tutor de quem ashaushuahu)

    Por onde comesso?


    Última edição por Kamyle em Dom Maio 24, 2009 12:48 pm, editado 1 vez(es)
    avatar
    Oliver
    Tutor de RPG

    Warning de Respeito às Regras :
    Mensagens : 196
    Data de inscrição : 01/05/2009
    Idade : 25
    Localização : Cidade Maravilhosa
    Moedas RPG : N/A

    Re: Dicas da tia Lein.

    Mensagem por Oliver em Dom Maio 24, 2009 12:47 pm

    Ai meu deus! Tu leva tudo ao pé da letra, hein??

    Eu tava de brincadeira quando falei da competição!!!! ¬¬'
    avatar
    Kamyle
    Feiticeiro

    Warning de Respeito às Regras :
    Mensagens : 120
    Data de inscrição : 01/05/2009
    Idade : 24
    Localização : Naum eh de seu interesse!
    Moedas RPG : N/A

    Re: Dicas da tia Lein.

    Mensagem por Kamyle em Dom Maio 24, 2009 12:49 pm

    *corre atras do Oliver para mata-lo*
    Eu naum tinha lido tudo ainda, agora q tu falou vai ter!

    Bom, eu tenho entaum uma pequena competissao!
    Sera assim:

    1- Vc postara normal em suas aventuras, soh q mais detalhado para participar do concurso.

    2- Pode ser ou comprido ou pequeno, isto vai de seu gosto.

    3- Pode demorar no maximo 3 dias para postar.

    4- A competissao vai ateh terminarem seus atos I, caso termine antes de todos, espere os outros terminarem para saberem os resultados.

    5- Os juizes (nesse caso: Stuart e Oliver) contaram aki pra gente (neste topico) quem foi o vencedor, o d segundo lugar e o d terceiro.

    6- Ele podem tbm falar dicas (q naum tnham no manual acima) e observassoes das aventuras. Tbm podem dar os parabens para aqueles q estao em primeiro lugar (mesmo q naum tenha terminador, q nem corrida, tem um carro em primeiro, ele pode cair para quinto lugar de uma hora pra outra) e podem tbm criar outro manual depois q acabar a competissao com dicas observadas nas aventuras. Sem contar q eles podem pegar dicas dos participantes e reparar detalhes em suas aventuras.

    Bem, pode comessar agora mesmo. Se deixarem neh... Mas td bem, caso naum permitam, LordEvil, podera dizer q naum esta permitindo, mas q EU VOU fazer meus posts melhores daqui pra frentte, aaahhh, eu vou!
    avatar
    Oliver
    Tutor de RPG

    Warning de Respeito às Regras :
    Mensagens : 196
    Data de inscrição : 01/05/2009
    Idade : 25
    Localização : Cidade Maravilhosa
    Moedas RPG : N/A

    Re: Dicas da tia Lein.

    Mensagem por Oliver em Dom Maio 24, 2009 1:26 pm

    *cai da cadeira* pale

    Kamyle, eu já disse que você me dá muito, muito medo de vez em quando? *se esconde dela*
    avatar
    Leinwël
    Fazendeiro

    Warning de Respeito às Regras :
    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 23/05/2009
    Moedas RPG : N/A

    Re: Dicas da tia Lein.

    Mensagem por Leinwël em Dom Maio 24, 2009 1:32 pm

    vou me abster de comentarios, para não me comprometer 8D
    avatar
    Stuart
    Moderador & Tutor de RPG

    Warning de Respeito às Regras :
    Mensagens : 271
    Data de inscrição : 02/05/2009
    Idade : 27
    Localização : Belo Horizonte/MG
    Moedas RPG : N/A

    Re: Dicas da tia Lein.

    Mensagem por Stuart em Dom Maio 24, 2009 4:37 pm

    Relaxa galera... a Leinwel é oldschool.

    Já vou avisar, ela é MUITO chata! UAheUAhee
    Brincadeirinha amore Razz (não é não).


    E Kamyle, deixa de ser doida Shocked não vai haver competição nenhuma. Inventa moda não! E você não era rainha dos posts, você se auto-declarou rainha dos posts! Se não eu teria pego você como tutora.
    Há! Sou mau...

    Mas nem adianta, a Leinwel ganha de longe de todos quando o quesito é narração. Mas ela é muito detalhista (e chata).
    Agora entende porque eu quis deixa-la com você Oliver?

    Mas enfim, eu só não quero ver brigas. Se não vai sair todo mundo com alerta sapecando aqui.

    PS: tô brincando com vocês (Leinwel e Kamyle), não fiquem bravas.


    ~>Stuart.


    _________________
    "Que Deus cuide de meus amigos... Dos inimigos cuido eu."
    ~Voltaire~

    avatar
    Oliver
    Tutor de RPG

    Warning de Respeito às Regras :
    Mensagens : 196
    Data de inscrição : 01/05/2009
    Idade : 25
    Localização : Cidade Maravilhosa
    Moedas RPG : N/A

    Re: Dicas da tia Lein.

    Mensagem por Oliver em Dom Maio 24, 2009 5:13 pm

    Entendi perfeitamente Stuart! Eu me apaixonei... *todos olham pra Oliver estilo affraid * ...pelos posts dela, claro!

    Lein você já escreveu um livro? Por que se escreveu eu vou até o fim do mundo pra ler! *-*

    PS: Sabe, tem uma coisa que acho que ninguém notou nessa confusão toda, mas um post não é feito só de descrição. Se não tiver uma gramática boa a coisa perde a mágica... *olha pra Kamyle* Ainda bem que uma "voz da razão" (Stuart) surgiu pra cortar essa "competissão".
    avatar
    Kamyle
    Feiticeiro

    Warning de Respeito às Regras :
    Mensagens : 120
    Data de inscrição : 01/05/2009
    Idade : 24
    Localização : Naum eh de seu interesse!
    Moedas RPG : N/A

    Re: Dicas da tia Lein.

    Mensagem por Kamyle em Dom Maio 24, 2009 6:03 pm

    *faz cara de em burrada e tenta matar todos q interromperam a competissao*
    E stuart, se vc eh quem cuida de minha aventura, pq naum posta la? Sem contar q eu naum me auto-declarei a rainha dos posts SOH aqui. Se vcs realmente vissem meus posts em outro RPG...

    Bom, agora eh soh esperar para quem vai realmente pedir desculpas para mim:
    1- Naum sou doida Stuart. Apenas paresso! (mas conhesso uma)
    2- Eu sei q um post naum eh soh descrissao Oliver! Precisa naum soh de falas e pensamentos, como precisa dos sentimentos, de suas ideias, como principal item tbm: uma organizassao.
    3- Td bem, vcs venceram, naum so a rainha dos posts. Tbm naum tenho organizassao. Mas vcs querem o q? Vivo tendo ideias do q faze aki, sem contar q to cheia de outro posts pra faze, mas sempre arranjo tempo pra ka (hj pelo menos naum tava tao intupida de coisas)
    4- Quem me chamou de metida (sei q tem um ou outro) por eu ter falado q sou a Rainha dos posts pode pedir desculpas! Vcs naum tem seu lado sarcastico?
    avatar
    Stuart
    Moderador & Tutor de RPG

    Warning de Respeito às Regras :
    Mensagens : 271
    Data de inscrição : 02/05/2009
    Idade : 27
    Localização : Belo Horizonte/MG
    Moedas RPG : N/A

    Re: Dicas da tia Lein.

    Mensagem por Stuart em Dom Maio 24, 2009 6:22 pm

    Gramatica não é apenas organização, gramática é escrever corretamente. Você gosta de "açacinar o portugueis".

    E relaxa Kamyle, todo mundo aqui tá brincando também, ninguém quer brigar com ninguém não. Se brigarem, eu já avisei: o alerta vai pipocar solto.

    E eu não to postando lá pois estou esperando a Amy, que desapareceu.



    ~>Stuart.


    _________________
    "Que Deus cuide de meus amigos... Dos inimigos cuido eu."
    ~Voltaire~

    avatar
    Leinwël
    Fazendeiro

    Warning de Respeito às Regras :
    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 23/05/2009
    Moedas RPG : N/A

    Re: Dicas da tia Lein.

    Mensagem por Leinwël em Ter Maio 26, 2009 10:24 pm

    Não existe competição entre escritores, isso é absolutamente randomico demais. Sem falar que ninguém aqui é profissional, querer ver quem escreve menos e quem escreve mais, que escreve mal e quem escreve melhor... Blá, bobeira. Neguim ja ta esquecendo da dica lá... é pra divertir. Pronto, cabou. '-'

    Ainda não escrevi um livro, Oliver, mas vira e mexe eu escrevo alguma bobeira, um conto ou um rabisquinho sem conexão com a realidade nas bordas do caderno. '-'
    avatar
    LordEvil
    Administrador

    Warning de Respeito às Regras :
    Mensagens : 394
    Data de inscrição : 28/04/2009
    Idade : 37
    Moedas RPG : N/A

    Re: Dicas da tia Lein.

    Mensagem por LordEvil em Qua Maio 27, 2009 9:16 am

    MEU DEUS! ISSO AQUI VIROU FLOOD OLIVER E KAMYLE!

    @topic:

    Leinwël, muito bom, obrigado me ajudou muito!


    _________________
    Olá Convidado,
    Você se registou em e desde esta data já postou 0 mensagens.


    - Este fórum começou em Ter Abr 28, 2009 11:41 am e tem 3131 dias de idade.
    - Possui 70 seções e 606 usuários já postaram 6606 mensagens em 436 tópicos.
    - O máximo de usuários conectados ao mesmo tempo foi em Seg Jan 09, 2017 4:19 pm com 408 usuários.
    - O último usuário cadastrado é Shahody_girl.

    .
    avatar
    Nyoda
    Feiticeiro

    Warning de Respeito às Regras :
    Mensagens : 161
    Data de inscrição : 04/05/2009
    Moedas RPG : N/A

    Re: Dicas da tia Lein.

    Mensagem por Nyoda em Sab Maio 30, 2009 5:24 pm

    os dois discutem ate o fim do mundo, obrigado por esse manual de sobrevivencia irá me ajudar muito
    avatar
    Jéssica Svit-kona
    Administradora

    Warning de Respeito às Regras :
    Mensagens : 146
    Data de inscrição : 10/08/2009
    Idade : 27
    Localização : Rio de Janeiro
    Moedas RPG : N/A

    Re: Dicas da tia Lein.

    Mensagem por Jéssica Svit-kona em Sab Out 24, 2009 2:30 am

    Boa iniciativa, Lein.

    Ainda que eu ache engraçado se falar num 'Manual do escritor', afinal, a arte em geral é fruto de novas interpretações e estilos. Entretanto, seus conselhos são muito válidos. Quando eu comecei a escrever ficava meio perdida no processo e isso influenciava muito na qualidade dos textos. Nós somos muito impacientes, achamos que vamos escrever um Dom Casmurro de primeira.
    A evolução literária é conseguida através de prática, prática e mais prática (1% inspiração, 99% transpiração). Esse "caminho da escrita" penetra em nós autores de tal maneira que acaba influenciando mais no resultado final do que percebemos. Eu costumo dizer que a escrita é a arte de se frustrar, porque nunca vai estar bom o suficiente e isso é justamente o que te dá mais força para continuar a escrever.

    Tenho uma dica a acrescentar: nunca apague nada. Sei lá, cria uma pasta com os velhos rascunhos. O seu livro é fruto de tudo que você já escreveu na vida, apesar de nem todas as partes serem publicadas. Se você já escreve há muito tempo, tente dar uma olhada em um texto de uns 3 anos atrás e observe como o seu olhar e o seu estilo evoluiram. Melhor, observe o que permaneceu. Pergunte-se porque permaneceu e veja quais idéias amadureceram. É muito interessante, quase um exercício de auto-reflexão.

    Na época que você escreve algo, as emoções e paixões estão muito a flor da pele. Existem vários trabalhos acadêmicos falando da necessidade de um distanciamento para obter um olhar mais claro sobre o objeto. Stephen King já declarou que depois de escrever um livro ele esconde o texto em algum lugar e só volta a lê-lo meses depois para conseguir ter uma opinião precisa sobre a obra.
    Machado de Assis também disse que "cada obra pertence ao seu tempo", ou seja, nada que você escreveu deve ser desprezado.

    Conteúdo patrocinado

    Re: Dicas da tia Lein.

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Nov 23, 2017 9:54 am